quinta-feira, 22 de novembro de 2012

BULLING "MESMO DIFERENTES, SOMOS TODOS IGUAIS"

 Professoras: Ana Maria dos Santos
Sandra Mara Samarone de Souza
1-    JUSTIFICATIVA

     A escola deve reservar tempo para iniciar as crianças em projetos voltados aos temas discutidos na sociedade, para que desde cedo os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental aprendam a comportar-se em grupo, como cidadão responsável, fazendo a diferença no meio em que vive.
    Todos nós já ouvimos falar, em rodas de conversa, de alguém que foi excluído de um bate papo, de pessoas que receberam apelidos, de pessoas que fazem brincadeiras de mau gosto, etc.
    Isso vem acontecendo aqui, ali e acolá e nós, professores, envolvidos nesse contexto escolar, devemos dar os primeiros passos em direção ao combate desse tipo de violência chamado atualmente de bullying.
     Nas escolas, os educandos, em geral apresentam alguns tipos de comportamentos inadequados aos quais nós, enquanto educadores, devemos interferir de forma a buscar alternativas para reduzir ou mesmo eliminar maus comportamentos tais como: desrespeito ao próximo, agressividade para com o outro, discriminação, intimidação, ameaças ao seu semelhante e elaborar projetos que visem a eliminação de preconceitos. (RE.Art 34 XVI)
      Durante a execução desse projeto, direcionado aos alunos do 5º ano, pretendemos fazer com que eles percebam que precisamos uns dos outros e que o desrespeito gera violência e que se não for realizada ações com abordagens ao tema bullying de repente poderemos estar agindo tarde demais.           Acreditamos que amenizar e reduzir ações com características de bullying agora no presente assim estaremos cooperando com o futuro dos envolvidos, estejam ele em diferentes ambientes sociais.
     Este será um projeto que se desenvolverá no período de março até outubro onde pretendemos que os alunos levem consigo uma boa bagagem de ensinamentos para ingressar no 6 º ano, sabendo que atitudes  erradas de alguns alunos terão que ser evitadas e alertando-os que segundo o ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente)  prevê de forma bem clara, medidas de proteção e socioeducativas aos menores de dezoito anos.
     Estamos falando de bullying, tipo de violência psicológica ou física, intencional e repetida praticada por um indivíduo ou por um grupo de indivíduos com a finalidade de intimidar ou agredir outro indivíduo ou grupo que são incapazes de se defenderem de tal agressão.
     Sabendo que o dialogo constitui-se numa poderosa arma nas mãos da família, a cada reunião trimestral estaremos discutindo com os pais sobre a importância de transmitir confiança e segurança aos seus filhos para que independentemente da idade, eles sintam-se à vontade de lhes contar qualquer problema que ocorre na escola. A avaliação se dará de forma contínua, onde serão levados em conta: o envolvimento de cada aluno, o domínio do conteúdo, ampliação dos conhecimentos trabalhados e registros realizados, pois segundo o Regimento escolar compete a escola proporcionar aos alunos o reconhecimento e a vivência dos verdadeiros valores para o benefício de sua vida individual e em comunidade (Art. 34 XIV).

2-OBJETIVOS

-Desenvolver atividades diversificadas que levem a refletir sobre as conseqüências que o bullying pode trazer para a vida do individuo.

-Identificar os diferentes tipos de bullying e ter consciência que o respeito à diversidade humana é fundamental para a convivência em sociedade.

- Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência, criando assim um ambiente saudável a sua volta.

- Perceber a importância do outro em nossas vidas, aceitar as diferenças e respeitá-las.

3-CRONOGRAMA

Atividades
desenvolvidas
março
abril
maio
junho
julho
agosto
setembro
outubro
FILMES
X




X


VIDEOS

X






LIVROS/
LITERATURA


X
X
X
X
X

HISTÓRIA EM QUADRINHOS





X


PRODUÇÂO DE FOLDERS






X

PRODUÇÃO DE PLACAS







X
PARÓDIA







X
TEATRO







X
MÚSICA






X

REUNIÃO COM PAIS







X
AMOSTRA PEDAGOGICA







X


Mês de setembro dia 28das 7:30 as 9:30
Mês de outubro dia 08 das 7:30 as 9:30
E dia 17/ 10 das 7:30 as 11:30.

4- ATIVIDADES
·         Filmes;
·         Produção e interpretação de textos (oral e escrito)
·         Painel;
·         Placas sobre o tema;
·         Produção de um folder;
·         Paródia;
·         História em quadrinhos;
·         Dinâmicas;
·         Contação de histórias com debates;
·         Literatura;
·         Teatro (O bullying é coisa séria);
·         Músicas;
·         Desenvolvimento/maquetes e ilustração

5-METODOLOGIA
Este projeto será desenvolvido com os alunos do quinto ano da Escola Municipal Cyrillo Domingos Ricci durante os meses de março a outubro, proporcionando a todos os envolvidos uma reflexão sobre o tema central.
6-ESTRATÉGIAS
·         sala de informática;
·         livros de literatura infantil; 
·         vídeos;
·         ilustrações;
·         recorte, colagem e montagem de painéis;
·         filmes;
·         teatro;
·         notícias;
·         pesquisas;
·         musicas;
·         maquete.
7- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
FILMES
-Ponte para Terabítia Foi realizado o trabalho de discussão sobre a história do filme, interpretação escrita e ilustração de partes do filme.
– Um sonho possível. Debate oral sobre as questões importantes sobre o filme. Conscientização de que realmente, mesmo diferentes somos todos iguais.

LIVROS:
O gordo feliz
Contação de historia com interpretação oral e confecção de um painel para completar o título “ Bullying é.....
Leitura, discussões sobre os capítulos, confecção de livrinho, abordando os diferentes tipos de discriminação.

Menina bonita do laço de fita
Construção de maquete e cartaz como fundamentação da história.
Apresentação de peça de teatro;

Nó na garganta
Contação de história com interpretação oral e criação de jogos em grupo

Bullying não é amor!
Contação “de historia com reflexão coletiva e confecção do cartaz com o título da música de Renato Russo” É preciso amar.
Apresentação com as crianças cantando a música.

Na minha escola todo mundo é igual.
Interpretação oral e produção de uma paródia coletiva sobre o bullying , tendo como partida uma música.

VIDEOS.
A história de uma flor
Só conscientização.

Tipos de bullying Mauricio e Sousa-
Identificação dos tipos de bullying;
Foi realizado um trabalho de ilustração sobre os tipos de bullying com a construção do cartaz final.
O vídeo foi passado em forma de texto para realização de um teatro.
O Bullying é coisa séria
(Turma da Mônica)
Mônica, golducha, baxinha...(Cebolinha)
Ô Mônica, que brabeza é essa?(Magali)
Os meninos ficam o tempo todo me atazanando! (Mônica)
Não aguento mais...(Mônica)
Cebolinha...Sabia que isso é bullying?(Magali)
Então fique sabendo que isso é bulliyng, seu malvado!(Mônica)
Mas, o que é bullying?(Cebolinha)
É uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feiras de maneira repetitiva.(Magali)
Existem vários tipos de bullying; físico, psicológico, verbal, material, sexual, racista e cyberbullying.(Magali)
Ahh!! entendi...(Cebolinha)
Mas como é o bullying verbal?(Cebolinha)
São xingamentos, apelidos, falar mal de alguma característica particular do outro (“gordo”, caixa de óculos,...) (Magali)
E como é o bullying físico?(Cebolinha)
São agressões como: puxar o outro, dar pontapés, bater, beliscar, ou outros tipos de violência física.(Magali)
E o bullying racista?(Cebolinha)
É toda a ofensa que resulte da cor da pele da pessoa, de diferenças culturais, étnicas ou religiosas.(Magali)
E o bullying psicológico?(Cebolinha)
Excluir, atormentar, ameaçar, manipular, amedrontar ,chantagear, ignorar, isolar.(Magali)
E o cyberbullyng como é?(Cebolinha)
É quando utiliza-se da internet para hostilizar, deliberada e repetidamente, uma pessoa, com o intuito de a magoar.(Magali)
Uau!! (Cascão)
O bullying ocorre sem motivação evidente, realizadas por uma ou mais pessoas contra outras, causando dor, medo e angústia entre muitas outras coisas.(Magali)
Não sabia que ela tão sélio.(Cebolinha)
Sabia que muitas crianças se matam por causa do bullying?( Mônica)
Coitada de Mônica! Vou me desculpar com ela...(Cebolinha)
Mônica! Mônica! Quelo te pedil desculpas. (Cebolinha)
Promete que não vai mais me chamar de dentuça .(Mônica)
Plometo! Eu plometo! ( Cebolinha)
E você sabia que esse simples gesto pode salvar uma vida? (Magali)
E a violência também ( Mauricio não me leve a mal essa historinha não é o exemplo de suas historinhas).(Magali)
E você sofre bullying?? Não fique calado...( Cascão)
Procure um adulto e peça ajuda, pode ser seus pais, professores, diretor ou um amiguinho. (Cascão)
Porque colocamos apelidos nas pessoas?
Porque temos sempre que agredir as pessoas?
Porque pendamos que somos melhores que todo mundo?
Somos todos iguais...
O que você acha de serem todos amigos e não deixar ninguém no canto sozinho?
Chame seu amiguinho para brincar com você e se perceber que alguém esta triste por não estar brincando, chame-o também para brincar.
Quanto mais amigos eu tenho...
Mais feliz eu sou!
Não pratique bullying.

Quebrando o silêncio. Turma do nosso amiguinho. Abaixo o bullying- cartilha;
 Cartaz “ Respeito é bom e nós gostamos “

Gibi turma da Monica Jovem. Bullying além do limite.
Leitura para a casa.

Acuado pelos colegas e abandonado pela escola. Reportagem da Revista Isto é-
 Discussão e interpretação escrita e oral.

OUTRAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Produção de paródia coletiva com o tema bullying;
Contação de história;
Criação de historia em quadrinhos;
Criação de folder para conscientização dos alunos da escola como um todo;
Criação de jogos com o tema bullying;
Apresentação de peças de teatro;
Interpretação de histórias ouvidas e contadas pela professora;
Emplacamento da escola com placas sobre o bullying, finalizando com um painel para exposição;
Reunião de todas as atividades desenvolvidas durante o projeto para realizar o fechamento do projeto na Mostra pedagógica, realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa;
                                                  
8-AVALIAÇÃO
A avaliação será continua, onde serão observados a interação com o outro durante as brincadeiras em horário de recreio, onde observamos grande incidência de provocações e desrespeito entre os alunos.  A mudança de comportamento deverá ser observada pelas professoras como um todo escolar.
9- BIBLIOGRAFIA
CASADEI, Silmara Rascalha. Bullying não é amor!. Lisie de Lucca, ilustrações. 1.ed. São Paulo: Cortez, 2011
MACHADO, Ana Maria. Menina bonita do laço de fita. Desenhos de Walter Ono. São Paulo: Melhoramento, 1986.
OLIVEIRA, Sueli Ferreira de. Quebrando o silêncio. Abaixo o bullying. Cartilha turma do nosso amiguinho; editora casa; São Paulo: edição especial: 2011.
PINSKI Mirna. Nó na garganta. 33 edição. Editora Atual. Coleção conte outra vez 1991.
PORTELA, Fernando. O gordo feliz. Coleção Girassol São Paulo:Moderna.1993
RAMOS,Rossana. Na minha escola todo mundo é igual. Ilustrações Priscila Sanson. 8. Ed. São Paulo: Cortez, 2010
SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes perigosas nas escolas. Bullying. Rio de janeiro: Objetiva. 2010
SOUSA, Mauricio. Bullying além do limite. Gibi turma da Mônica Jovem. Editora Mauricio de Sousa. Nº 45.2012
Revista Isto é- Acuado pelos colegas e abandonado pela escola. 16/05/2012,p.58,59 e 60.
O Bullying é coisa séria (Turma da Mônica) Disponível em
<http://Refletindo-sobre-o-bullying-vmv[www.savevid.com].mp4> Acesso em 20abr 2012

Sinopse
 Filme-Ponte para Terabítia
Jess Aarons ( J.Hutcherson) sente-se um estranho na escola e até mesmo em sua família. Durante todo o verão ele treinou para ser o garoto mais rápido da escola, mas seus planos são ameaçados por Leslie Burke ( Anna Sophia Robb ), que vence uma corrida que deveria ser apenas para garotos Logo Jess e Leslie tornam-se grandes amigos e, juntos, criam o reino secreto de Terabítia, um lugar mágico onde apenas é possível chegar se pendurando em uma velha corda, que fica sobre um riacho perto de suas casas. Lá eles lutam contra Dark Master ( Matt Gibbons ) e suas criaturas , além de conspirar contra as brincadeiras de mau gosto que são feitas na escola.

Filme – Um sonho possível.
Michael Oher, também conhecido como Big Mike é um garoto negro, obeso, de poucas palavras, com mais ou menos 16 anos. Sofreu muito na sua infância, pois não conhecia seu pai, foi separado do seu irão e sua mãe, que era usuária de crak.
Este filme conta a verdadeira história de um amor incondicional por uma pessoa que já não sonhava com um futuro melhor, ou seja, uma  família que naio tinha preconceitos e com uma imensa bondade e solidariedade acolheram Michael.
Foi adotado pela família dos Tuohy, principalmente por Leigh Anne, que descobriu seu potencial para o esporte (futebol americano).
Big Mike, com seu jeito quieto também ensinou valores para os quais hoje às vezes nem ligamos muito, como um simples ato de todos se reunirem a  mesa para jantar. Michael Oher poderia ser mais um no meio da multidão, mais um viciado, mas não. Ele encontrou pessoas que apenas despertaram o potencial que ele tinha e lhe deram o verdadeiro amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário